Questões sobre a América Latina - Exercícios (2023)
Lista de questões feitas em vestibulares sobre a América Latina. Ler artigo América Latina.
Exercício 1: (UFMG 2008)
Recentemente, aspectos de ordem política e humano-econômica da América Latina têm contribuído para modificar a participação desse Subcontinente no cenário mundial. Considerando-se esses aspectos, é INCORRETO afirmar que o Subcontinente Latino-Americano:
Exercício 2: (UDESC 2008)
Sobre conflitos vividos na América Latina, é incorreto afirmar:
Exercício 3: (UDESC 2008)
É incorreto afirmar, em relação à América Latina:
Exercício 4: (UFF 2009)
A política norte-americana para a América Latina, no período de 1945 a 1975, pode ser dividida em duas ações distintas. Essas distinções estão relacionadas, de um lado, ao processo da Guerra Fria, e de outro, aos controles econômicos e políticos da região. Assinale a alternativa que indica corretamente as duas fases da política externa norte-americana para a América Latina.
Exercício 5: (UFRGS 2017)
Leia o segmento abaixo, sobre a história da América Latina em fins do século XIX e início do XX.
O meio século seguinte, e particularmente o período que vai até a Primeira Guerra Mundial, foi para a maioria dos países latino-americanosa “Idade de Ouro” do crescimento econômico com base predominantemente na exportação, da propriedade material (pelo menos para as classes dominantes e as classes urbanas), do consenso ideológico e da estabilidade política.
BETHELL, L. Introdução. In: BETHELL, L. (org.). História da América Latina: da Independência até 1870. Edusp: São Paulo, 1994. v. 3. p. 17.
A “Idade de Ouro”, referida no segmento, vincula-se a um fenômeno social e político mais amplo.
(Video) AMÉRICA LATINA: QUESTÕES POLÍTICAS I (GEOGRAFIA)
Assinale a alternativa que indica esse fenômeno.
Exercício 6: (UFRGS 2017)
Leia as afirmações abaixo, sobre a história da América Latina contemporânea.
I - Entre o fim da década de 1990 e início dos anos 2000, a Argentina enfrentou uma forte crise econômica, causada pela adoção de políticas neoliberais e pelo aumento de sua dívida pública, que culminou nos distúrbios políticos de 2001. II - Em junho de 2009, o presidente hondurenho Manuel Zelaya foi deposto por um golpe de estado judicial-militar, preso e levado de forma clandestina à Costa Rica, em episódio amplamente condenado pela comunidade internacional. III - Em 2011 e 2012, ocorreram no Chile importantes manifestações estudantis que demandavam a ampliação do ensino público e a ampla reforma do sistema educacional do país, herdado da ditadura de Augusto Pinochet.
Nenhum dos grupos em disputa pelo poder pretendia modificar a estrutura econômica e social herdada da colônia. Assim, os novos países permaneceram predominantemente agrários, com base no latifúndio; mantiveram as relações produtivas pré-capitalistas, inclusive com o crescimento do trabalho compulsório (servil, semisservil e escravo).
WASSERMAN, Claudia. História Contemporânea da América Latina, 1900-1930. Porto Alegre: Editora da Universidade, 1992. p. 9-10.
O segmento faz referência a um contexto histórico da América Latina. Assinale a alternativa que representa esse contexto.
Exercício 8: (UFRGS 2015)
Leia as afirmações abaixo, sobre o processo de redemocratização na América do Sul.
I - Na Argentina, o retorno à democracia ocorreu após a derrota do país na Guerra das Malvinas, com o julgamento dos integrantes da Junta Militar que governou o país entre 1976 e 1983. II - No Chile, a transição democrática ocorreu de forma negociada com o ex-ditador Augusto Pinochet, que se manteve como comandante das Forças Armadas até 1998. III - No Uruguai, a redemocratização ocorreu após a guerra civil, quando os Tupamaros venceram as forças do governo militar.
Há dois lados na divisão internacional do trabalho [DIT]: um em que alguns países especializam-se em ganhar, e outro em que se especializaram em perder. Nossa comarca do mundo, que hoje chamamos de América Latina, foi precoce: especializou-se em perder desde os remotos tempos em queos europeus do Renascimento se abalançaram pelo mar e fincaram os dentes em sua garganta. Passaram os séculos, e a América Latina aperfeiçoou suas funções. Este já não é o reino das maravilhas, onde a realidade derrotava a fábula e a imaginação era humilhada pelos troféus das conquistas, as jazidas de ouro e as montanhas de prata. Mas a região continua trabalhando como um serviçal. Continua existindo a serviço de necessidades alheias, como fonte e reserva de petróleo e ferro, cobre e carne, frutas e café, matérias-primas e alimentos, destinados aos países ricos que ganham, consumindo-os, muito mais do que a América Latina ganha produzindo-os.
Eduardo Galeano. As Veias Abertas da América Latina. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981. Adaptado.
Sobre a atual Divisão Internacional do Trabalho (DIT), no que diz respeito à mineração na América Latina, é correto afirmar:
Exercício 10: (Acafe 2017/1)
A História dos países latino-americanos está repleta de contradições e lutas sociais durante o século XX.
Acerca desse contexto é correto afirmar, exceto:
Videos
1. RESPONDENDO QUESTÕES SOBRE DITADURAS MILITARES NA AMÉRICA
(Parabólica)
2. CORREÇÃO DE EXERCÍCIOS - AMÉRICA DO SUL #126
(Guerrilheiro da Educação - Herivan Ximenes)
3. Sistema e economia colonial: exercícios (parte 1)
(Eliphas Rodrigues)
4. Aula 17 - Economia - Macroeconomia - Exercícios
(Alyson Fidelis)
5. Exercícios sobre Revoltas e Tratados Coloniais - História para EsSA-EsPCEx-ENEM.
(Desenhando História)
6. Brasil Colonial Questões de Vestibular Exercícios de Revisão
Introduction: My name is Greg O'Connell, I am a delightful, colorful, talented, kind, lively, modern, tender person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.
We notice you're using an ad blocker
Without advertising income, we can't keep making this site awesome for you.